
As palavras-chave (ou Keywords) são um dos elementos mais importantes em estratégias de SEO.
Elas conectam seu conteúdo ao que as pessoas estão procurando nos motores de busca, como o Google, Yahoo ou Bing. A escolha correta pode aumentar significativamente o tráfego orgânico e melhorar o ranqueamento do seu site.
Qual a importância das palavras-chave?
Vou utilizar como exemplo o Google, pois é o buscador mais utilizador entre os três citados acima.
As palavras-chave serão o guia para que levará o utilizador até a sua página, quando mal definidas, o seu site não será encontrado.
E por que é importante? Pelo simples fato dos algoritmos do Google vai identificar as palavras-chave e posicionará onde seu conteúdo deve aparecer. Mas lembrem-se, as palavras-chave devem estar relacionadas ao seu nicho de negócio. Cito abaixo três pontos importantes:
- Conecta seu público ao conteúdo: Ao utilizar as palavras certas, o seu conteúdo aparece para o público que realmente está interessado, seja no seu produto ou serviço.
- Melhora a relevância do site: Quando bem escolhidas, os motores de busca entendem do que trata o conteúdo, consequentemente aumenta a relevância nas buscas
- Aumento do tráfego orgânico: Ajuda a reduzir os investimentos em anúncios pagos, e atrai mais visitantes orgânicos.
Como escolher as palavras-chave corretas?
- Faça uma pesquisa de palavras-chave: Utilize ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush ou Ahrefs para descobrir quais termos estão sendo mais pesquisados no seu nicho de negócio.
- Foque em palavras-chave de cauda longa: Termos de pesquisa mais específicos ou em geral mais longos são chamados em Long Tail Keywords. Tem menos concorrência e atraem um público mais segmentado.
- Nem todo Top Ranking gera mais tráfego: Palavras-chaves de alto volume de busca nem sempre trazem os melhores resultados, isso ocorre devido sua concorrência além da taxa de conversão para o orgânico é muito menor. Utilize palavras-chaves de cauda longa, pode resultar em menos tráfego, entretanto terá mais visitas qualificadas e maior potencial de conversão.
- Avalie a concorrência: Não é pecado olhar o que seus concorrentes estão fazendo. Entender quais palavras-chave eles estão usando pode te dar insights valiosos e te ajudar a se destacar.
- Mantenha-se atualizado: As tendências mudam, as pesquisas também. Revise e atualize suas palavras-chave regularmente para garantir que elas continuem relevantes.
Para exemplificar o foi colocado acima, no exemplo da palavra-chave “tomateiro” (com 2.900 buscas mensais), vemos que, apesar de seu alto volume de pesquisa, ela pode não ser tão eficaz em atrair tráfego qualificado quanto termos mais específicos como “doenças do tomateiro como tratar” (com 390 buscas mensais).
A vantagem de focar em palavras-chave de cauda longa é que elas atendem a intenções de pesquisa mais específicas, aumentando as chances de atrair visitantes realmente interessados em soluções ou informações detalhadas, o que resulta em maiores taxas de conversão.
Essas palavras são ideais para capturar nichos de mercado e gerar tráfego altamente qualificado, o que é excelente para estratégias de conteúdo mais focadas e segmentadas.

Escolher as palavras-chave corretas é fundamental para o sucesso da sua estratégia de SEO. Ao entender o que o seu público procura e utilizar as ferramentas certas, você pode criar um conteúdo que não apenas atraia visitantes, mas também os converta em clientes. Lembre-se de que nem sempre as palavras-chave mais populares são as que trarão os melhores resultados, mas sim aquelas que se alinham com as intenções e necessidades do seu público-alvo.